O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, em Brasília, o programa Revimar (Avaliação, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade Marinha e Uso Sustentável dos Recursos Vivos Marinhos), com o objetivo de fornecer suporte técnico à gestão, fiscalização, planejamento e licenciamento do ambiente marinho. O anúncio ocorreu na quarta-feira, 29 de outubro, durante uma oficina técnica sobre a construção da chave brasileira de classificação de habitats de fundo marinho.
A iniciativa foi apresentada como parte de uma estratégia nacional que conecta o Brasil aos movimentos internacionais de valorização dos oceanos. O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, destacou a inclusão da pauta dos oceanos no G20 e na próxima COP30. Já a secretária nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, enfatizou o papel do Revimar na estruturação de dados para a gestão do mar e a importância de alianças institucionais para sua continuidade.
A programação contou com a participação de representantes do Ibama, ICMBio, Ministério da Pesca, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marinha do Brasil e outras instituições. Foram apresentados dados de expedições no Espírito Santo e redes de pesquisa conectadas ao Revimar, como o INCT da Biodiversidade da Amazônia Azul.
O programa Revimar está estruturado em quatro eixos: Revimar Map (mapeamento e classificação de habitats), Revimar Net (monitoramento colaborativo), Revimar Navis (cruzeiros oceanográficos) e Revimar Tec (tecnologia e inovação). A construção da chave brasileira para habitats de fundo marinho marca a primeira ação prática do programa.
Da Redação
Com informações da MMA
Foto: Rogério Cassimiro/MMA
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
O post Brasília sedia lançamento do programa Revimar para gestão baseada em evidências do ambiente marinho apareceu primeiro em Jornal Panorama.
