Levar informação e prevenção para mais perto da população tem sido uma das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Alto Jequitibá. Com esse objetivo, a equipe da ESF Café com Leite e o serviço de Cuidado Farmacêutico promoveram um circuito de palestras voltado aos participantes dos grupos HiperDia em diferentes localidades do município.
A ação foi realizada em parceria com o farmacêutico Gustavo Mello e teve como foco orientar os moradores sobre o controle da hipertensão arterial e do diabetes, doenças que exigem acompanhamento contínuo e hábitos saudáveis para evitar complicações.
Durante os encontros, os participantes receberam informações sobre as causas das enfermidades, formas de prevenção, importância do diagnóstico precoce e o uso correto dos medicamentos prescritos. As orientações também destacaram como pequenas mudanças na rotina podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
As atividades aconteceram no Bairro Loanda e nas comunidades dos córregos Taquaruna, Vargem Grande e Vista Bela, ampliando o acesso da população rural e urbana às ações de educação em saúde.
Além de esclarecer dúvidas, as palestras buscaram fortalecer o vínculo entre os profissionais da saúde e os pacientes acompanhados pelos grupos HiperDia, programa destinado ao monitoramento de pessoas com hipertensão e diabetes na rede pública.
A iniciativa reforça a importância da prevenção e do acompanhamento regular para o controle dessas doenças, que estão entre as principais causas de complicações cardiovasculares e internações no país.


Por: Jonatan Daniel, com informações da Prefeitura de Alto Jequitibá
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional

