Crime foi filmado e postado nas redes sociais; quatro pessoas seguem foragidas
Dez pessoas, sendo três adolescentes, foram indiciadas pela Polícia Civil de Minas Gerais pela morte de um homem de 38 anos em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A vítima foi linchada até a morte após ser acusada de estuprar uma criança de nove anos de idade. O inquérito da PCMG apontou que não houve nenhum abuso contra a menor.
A história começou quando a menina disse à mãe que um “homem de verde” a havia “agarrado”. A informação chegou à vizinhança, que viu o homem linchado vestindo uma camisa verde. A população, então, concluiu que a menina estava falando dele. O linchamento teve a participação do pai e da mãe da criança e foi filmado e postado nas redes sociais.
A criança assistiu a toda a cena. Posteriormente, segundo a polícia, a investigação esclareceu que um homem apenas segurou o braço da criança.”O homem foi morto injustamente. Esses tribunais paralelos são um retrocesso para a nossa sociedade. Temos um sistema de justiça capacitado para investigar crimes e responsabilizar os culpados. Nesta tentativa de se fazer justiça, um inocente morreu simplesmente por estar vestindo uma camisa verde. Amanhã, pode ser qualquer um: você, seu irmão, acusado e punido sem sequer ter a chance de provar a inocência”, alerta a delegada Alessandra Azalim.
A responsável pelo inquérito destacou que, além dos responsáveis pelas agressões, a pessoa que filmou o crime também foi indiciada e já foi denunciada pelo Ministério Público. Quatro adultos seguem foragidos.
A delegada Alessandra Azalim reforça que, diante de suspeitas de crimes contra crianças e adolescentes, o correto é acionar imediatamente as autoridades. “A criança passará por exames, e os fatos serão totalmente apurados. Se o crime for comprovado, os culpados serão responsabilizados, e a vítima receberá todo o apoio necessário da rede de proteção do município”, concluiu.