Tadeu Martins Leite tomou posse para mais dois anos e deu início aos trabalhos da Casa
Empossado como presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por mais dois anos, nesta segunda-feira (3 de fevereiro), o deputado estadual Tadeu Leite, o Tadeuzinho, fez aceno ao governador Romeu Zema (Novo) e mencionou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) em seu discurso durante a abertura dos trabalhos no legislativo.
Durante a solenidade, em que foram empossados os membros da Mesa do segundo biênio, que se encerra em 2027, Tadeuzinho ressaltou o papel do Legislativo na construção de uma “solução viável e menos onerosa” para a retomada do pagamento da dívida do Estado com a União.
“Pluralidade de ideias é uma riqueza da democracia, mas a união em torno de objetivos comuns é o que nos permite alcançar resultados concretos. Um deles e talvez o maior legado a ser deixado para as próximas gerações, foi o protagonismo desta Casa em construir uma solução viável e menos onerosa para a
população, para a dívida bilionária do estado com a União”, afirmou o deputado.
“A Assembleia de Minas não só identificou que o modelo proposto apenas postergava o problema da dívida, como tomou a frente de
um movimento para encontrar uma solução definitiva para este endividamento histórico, que há décadas compromete nosso Estado. Junto ao Congresso Nacional, governo federal e estadual, o Propag certamente será um marco no federalismo brasileiro”, completou.
Em seu discurso, Tadeuzinho reafirmou o compormisso em manter relações harmoniosas com os poderes do Estado. “Afinal, cada um de nós tem um papel a cumprir e é nesse equilíbrio que reside a força das instituições republicanas. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria constante”, pontuou.
Dirigindo-se ao chefe do Executivo estadual, o parlamentar afirmou que Zema “pode continuar contando” com o apoio do parlamento mineiro. “Governador Romeu Zema, esta Casa segue de portas abertas ao diálogo para a elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas em favor da população. Continue contando com este parlamento na defesa daquilo que nos une, que é trabalhar para melhorar a vida dos mineiros e mineiras”.
Tadeu finalizou seu discurso citando o ex-presidente mineiro Tancredo Neves. “O momento é de conclamar Minas Gerais a somar esforços. Um ideal que encontra inspiração nas palavras de Tancredo Neves, para quem abro aspas: ‘nada poderei fazer, senão aquilo que pudermos fazer juntos’. Só assim vamos construir um Estado melhor para todos nós. Que o biênio que se inicia seja um período de avanços e de realizações conjuntas em benefício do nosso Estado e do bem-estar de todos os mineiros”, finalizou.
Mesa Diretora
Na solenidade desta segunda-feira, o deputado Tadeu Leite foi reconduzido ao cargo de presidente, assim como outros parlamentares que compuseram a Mesa no primeiro biênio da legislatura. A única alteração foi a entrada do deputado Gustavo Santana (PL) no cargo de 1º-secretário, no lugar do deputado Antonio Carlos Arantes (PL).
A deputada Leninha (PT) permanece como 1ª-vice-presidenta. Ficam mantidos também os deputados Duarte Bechir (PSD) como 2º-vice-presidente e Betinho Pinto Coelho (PV) na 3ª-vice-presidência. Os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) seguem como 2º e 3º secretários, respectivamente.
Ainda durante a solenidade, foram empossados três parlamentares que assumem vagas abertas com o afastamento de três deputados eleitos prefeitos em 2024. O ex-presidente da ALMG Adalclever Lopes (PSD) retornou à Casa no lugar do ex-deputado Douglas Melo, vencedor das eleições em Sete Lagoas (Região Central do Estado).
Na vaga do ex-deputado Fábio Avelar, eleito prefeito de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas), assumiu Carol Caram (Avante). Já Amanda Teixeira Dias (PL), que era suplente de Alê Portela, licenciada para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, foi efetivada na vaga do ex-deputado Coronel Sandro, eleito prefeito de Governador Valadares (Vale do Rio Doce).
Enquanto Alê Portela estiver licenciada, a suplência será ocupada por Lincoln Drumond (PL), também empossado nesta segunda-feira.