A oportunidade é o Desenrola Rural, benefício que integra o programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar.
A iniciativa do governo federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), permite que produtores rurais em situação de inadimplência com o BNB normalizem sua situação. O cliente ainda pode optar por renegociar sua dívida com descontos de até 65%.
As condições do Desenrola Rural são válidas para produtores que contrataram operações de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e estejam com parcelas em prejuízo.
O gerente executivo do Banco do Nordeste Evacir de Oliveira Júnior orienta aos produtores que procurem suas agências de relacionamento para aderir às vantagens e apresentar a documentação necessária para garantir o benefício.
“O Desenrola Rural é uma excelente oportunidade para que os agricultores afetados por intempéries climáticas e mercadológicas regularizem a sua situação bancária com descontos expressivos e retomem suas atividades diárias no campo com tranquilidade”, destaca o gestor.
Os produtores rurais podem consultar a página do Desenrola Rural no portal do Banco do Nordeste para conferir se seu contrato de financiamento se enquadra no programa. Basta informar o CPF e a data de nascimento do titular da operação.
A adesão ao Desenrola Rural pode ser formalizada nas agências do BNB ou nas unidades do programa de microcrédito Agroamigo até o 31 de dezembro de 2025.