O técnico Cláudio Mortari faleceu na última quarta-feira (25) em São Paulo, conforme anunciou a família em uma postagem nas redes sociais. Mortari, que tinha 77 anos, deixou um legado imenso no basquete brasileiro, com mais de 40 anos de carreira dedicados ao esporte. Durante sua trajetória, o treinador comandou diversas equipes, alcançando importantes vitórias e títulos. Entre suas conquistas mais destacadas, está a do Campeonato Mundial Interclubes com o Esporte Clube Sírio, em 1979, ao lado de uma equipe histórica composta por nomes como Oscar Schmidt, Marcel de Souza e Marquinhos Abdalla. Ele também foi o responsável pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, na antiga União Soviética.
Ao longo de sua carreira, Mortari teve uma série de passagens vitoriosas por diversos clubes do país, incluindo Palmeiras, Rio Claro, Bradesco, Corinthians, Flamengo, e Mogi das Cruzes. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo título do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, em 1977, e com o Rio Claro, em 1995. Com o Sírio, ele também conquistou o Campeonato Sul-Americano em três oportunidades e o Campeonato Brasileiro em outras três edições (1978, 1979 e 1983). Em 2013, ao comandar o Esporte Clube Pinheiros, Mortari conquistou um dos maiores títulos do basquete continental, a Liga das Américas, consolidando ainda mais sua importância para o esporte brasileiro.
A perda de Cláudio Mortari foi lamentada por muitos, incluindo o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Marcelo Sousa, que destacou sua qualidade tática como treinador e sua importância como ser humano. “Mortari foi um grande ídolo da nossa história. Um técnico de incrível qualidade tática, campeão. Mas, como pessoa, ainda melhor. Um gentleman, um professor. O basquete perde um personagem e ídolo e nós perdemos um amigo”, afirmou Sousa.
Com um currículo impressionante e uma personalidade admirada por todos, Mortari deixa uma lacuna irreparável no esporte brasileiro, sendo lembrado não apenas por suas vitórias, mas também pela forma como se dedicou ao basquete e à formação de novos talentos.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Imagem: CBB/Reprodução
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
O post Morre Cláudio Mortari, ícone do basquete brasileiro, aos 77 anos apareceu primeiro em Jornal Panorama.