Em sua saudação após o Angelus, realizada no domingo, 7 de dezembro de 2025, o Papa Leão XIV voltou seus pensamentos para a recente primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano. Durante o discurso, o Pontífice refletiu sobre os encontros com católicos desses países, descrevendo o impacto emocional dos momentos vividos e reafirmando a importância do ecumenismo, do diálogo e da solidariedade.
A viagem, que teve como um dos marcos o encontro com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, também foi marcada pela celebração do 1700º aniversário do primeiro Concílio Ecumênico da história, realizado em Niceia (atualmente Iznik, na Turquia). Leão XIV destacou a relevância histórica dessa data, especialmente considerando que, 60 anos atrás, no dia 7 de dezembro de 1965, o Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras assinaram a Declaração Conjunta que encerrou as excomunhões recíprocas entre as Igrejas Católica e Ortodoxa, um passo decisivo para o diálogo ecumênico.
Ao lembrar da comunidade católica na Turquia, o Papa sublinhou o trabalho da Igreja local, que, através do diálogo paciente e do serviço aos necessitados, dá testemunho do Evangelho do amor. Ele ressaltou a importância do compromisso cristão com a solidariedade, especialmente em tempos de sofrimento.
Líbano, um exemplo de convivência
Na segunda parte da viagem, o Papa recordou a “identidade mosaica de convivência” do Líbano, ressaltando os “muitos testemunhos” que comprovam o acolhimento dos libaneses, como a recepção de deslocados internos, o cuidado com prisioneiros e a ajuda aos necessitados. Leão XIV expressou ainda a emoção vivida durante o encontro com as famílias das vítimas da explosão no porto de Beirute, destacando que, embora os libaneses esperassem uma palavra de consolo, foram eles quem o confortaram com sua fé e entusiasmo.
O Pontífice aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da paz e da colaboração entre religiões, destacando que a convivência harmoniosa é possível e que o diálogo entre cristãos e pessoas de outras crenças e culturas pode ajudar a construí-la.
Solidariedade com as vítimas de desastres naturais
Ao final de sua saudação, o Papa expressou sua proximidade com os povos do Sul e Sudeste Asiático, que foram duramente afetados por desastres naturais recentes. Leão XIV ofereceu suas orações pelas vítimas e suas famílias, bem como pelas equipes de socorro. O Pontífice também apelou à comunidade internacional e a todas as pessoas de boa vontade para que estendam gestos de solidariedade aos irmãos e irmãs dessas regiões afetadas.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Vaticano News
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
O post Papa Leão XIV destaca ecumenismo e solidariedade após viagem à Turquia e Líbano apareceu primeiro em Jornal Panorama.