A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (5), a operação Sala Limpa, com foco na desarticulação de organizações criminosas envolvidas em homicídios e no tráfico de drogas. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no aglomerado Cabana do Pai Tomás, na capital mineira, e no município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O nome da operação faz referência a um local conhecido como “sala VIP”, apontado pelas investigações como um ambiente estratégico utilizado por integrantes de uma organização criminosa para a articulação e execução de atividades ilícitas, como o tráfico de entorpecentes e a associação criminosa.
As ordens judiciais são resultado de um trabalho integrado de investigação e inteligência conduzido pelo Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), com apoio da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Segundo a PCMG, a operação é fruto de meses de apuração e monitoramento da atuação de grupos criminosos que tentavam se estruturar de forma mais sofisticada na região do Cabana do Pai Tomás. Os mandados têm relação direta com investigações sobre homicídios e com a atuação de organizações envolvidas em disputas territoriais e no tráfico de drogas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram realizadas prisões e apreensões de drogas, armas de fogo, aparelhos celulares e outros materiais de interesse investigativo, que irão subsidiar o aprofundamento das investigações. As apurações também identificaram mecanismos usados pelos criminosos para monitorar a entrada das forças de segurança na comunidade, incluindo sistemas clandestinos de vigilância, além da manutenção de vínculos operacionais entre integrantes em liberdade e outros já recolhidos ao sistema prisional.
O chefe do DHPP, delegado Thiago Machado, ressaltou que a operação evidencia a atuação coordenada das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado. “Não existe área em Minas Gerais onde o Estado não entre para cumprir a lei. Esse trabalho integrado mostra que as instituições estão atentas e atuando de forma firme e qualificada”, afirmou.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas, com o objetivo de interromper completamente a estrutura de atuação de organizações criminosas que tentam se expandir ou se consolidar no estado.
A operação contou com o apoio da Coordenação de Operações Estratégicas da Polícia Civil (COE), da Polícia Penal e da Polícia Militar.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e foto da Polícia Civil de Minas Gerais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
O post Polícia Civil deflagra operação Sala Limpa contra organizações criminosas em BH e Contagem apareceu primeiro em Jornal Panorama.