A produção mineira de algodão teve um crescimento expressivo de 57% nos últimos anos, passando de 92,6 mil toneladas em 2018 para uma estimativa de 145,3 mil toneladas na safra de 2025. A área plantada e a produtividade também aumentaram, chegando a 33 mil hectares e 4,38 toneladas por hectare, respectivamente.
O avanço é resultado das ações do Governo de Minas por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), realizado em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa). Nesta quinta-feira (6/11), a Secretaria de Agricultura reconheceu 34 indústrias participantes do programa com certificados de contribuição ao fortalecimento da cotonicultura no estado.
O Proalminas oferece benefícios fiscais às indústrias que utilizam algodão mineiro, incentivando a cadeia têxtil. Para os produtores, o programa proporciona aumento da renda, escoamento da produção e acesso a inovações. O secretário Thales Fernandes destacou que os investimentos têm garantido produtividade e qualidade superiores, resultando em melhor posicionamento de mercado para o algodão mineiro.
Durante o 3º Painel da Cadeia Têxtil, promovido pela Secretaria de Agricultura e Amipa, foram debatidas as tendências do setor, impactos da reforma tributária e o cenário da exportação do algodão. Representantes da Better Cotton Initiative, Fiemg, Abrapa e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão participaram das discussões, ressaltando a transformação promovida pelo Proalminas desde sua criação, em 2003.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Seapa / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
O post Produção de algodão em Minas cresce 57% com apoio do Proalminas apareceu primeiro em Jornal Panorama.