O Encontro Nacional de Coordenadores do ATeG, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 2 e 3 de abril, será também um evento para celebrar o sucesso dos produtores rurais mineiros. Uma variedade de produtos agroindustriais, cuidadosamente selecionados pelo Sistema Faemg Senar, irá representar a riqueza e a qualidade da produção de Minas Gerais.
“Este encontro nacional é uma oportunidade única para mostrarmos o potencial dos nossos produtores”, afirma Wender Guedes Borges, gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar. “Levaremos para Brasília o resultado de um trabalho árduo, que transforma produtos, antes com pouco valor comercial, em verdadeiros tesouros da nossa terra, com muito valor agregado,” disse.
A seleção dos produtos que serão levados à Brasília é mostra a diversidade da agropecuária mineira: méis e seus derivados, queijos de diferentes tipos, cafés especiais, doces caseiros, balas artesanais e cachaças premiadas. Cada item carrega consigo a história de produtores que, com o apoio do ATeG, superaram desafios e conquistaram novos mercados. “A equipe do ATeG foi fundamental nesse processo”, destaca Guedes. “Técnicos de campo, supervisores e consultores trabalharam em conjunto para aprimorar a qualidade dos produtos, criar marcas e obter os registros necessários para a comercialização,” afirmou.
Compra Estratégica: sucesso em Minas Gerais
Além da exposição de produtos, o encontro será palco para a apresentação do projeto Agente de Negócios, um piloto da CNA que foi desenvolvido em Minas Gerais. A iniciativa, que surgiu da necessidade de otimizar a compra de insumos pelos produtores, se consolidou como uma ferramenta de compras coletivas, reduzindo custos e fortalecendo a união entre os agricultores. “A união faz a força”, explica Guedes. “Por meio da compra coletiva, os produtores conseguem negociar melhores preços e garantir o acesso a insumos de qualidade, como ração, medicamentos e defensivos.”
Hoje, o Sistema Faemg Senar desenvolve o programa Compra Estratégica, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo ( INAES), em parceria com a da Bioma, que tem gerado resultados expressivos, impactando positivamente a cadeia de produção de leite, uma das principais atividades do ATeG em Minas Gerais.
“O sucesso do nosso programa demonstra o potencial da união e da organização dos produtores”, afirma Guedes. “Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inspirar outras regiões do país a adotarem modelos semelhantes.”
Fonte e Fotos: Faemg