Equipamentos e veículos serão utilizados para atender a população residente em 86 municípios da região. A cerimônia de entrega foi realizada nesta segunda-feira (17) em Montes Claros.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/Samu Macro Norte recebeu novas ambulâncias e equipamentos médicos para serem utilizados em 86 municípios do Norte de Minas Gerais. A cerimônia de entrega foi realizada nesta segunda-feira (17) em Montes Claros.
Segundo as informações divulgadas pelo Samu, duas novas ambulâncias já haviam sido doadas em janeiro deste ano pelo Governo Federal. Agora, mais sete veículos chegam para compor a frota da instituição. O investimento é de mais de R$ 2 milhões.
Durante a cerimônia, também foram entregues de sete incubadoras, sete monitores, sete aspiradores e 19 desfibriladores portáteis. Os equipamentos, avaliados em R$ 1,7 milhão, foram doados pelo Ministério da Saúde por meio da Prefeitura de São Francisco.
“A entrega de novas ambulâncias e equipamentos reforça o compromisso do Governo Federal e das autoridades locais com a saúde da população, proporcionando melhores condições para os profissionais do Consórcio realizarem seu trabalho com a qualidade e agilidade que já é conhecida”, falou a diretora executiva do Cisrun/Samu, Zildete Ferreira de Souza.
“A parceria entre as esferas federal, estadual e municipal é vista como fundamental para o avanço do sistema de saúde da região, beneficiando diretamente os cidadãos que dependem desses serviços essenciais”, afirmou o presidente do Cisrun/Samu, Rômulo Carneiro.
Conforme o Samu, o tenente-coronel Davi Lucas, comandante da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), anunciou durante a cerimônia que o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), fruto de parceria entre o Governo de MG, o Corpo de Bombeiros e Samu, irá receber um novo helicóptero.
Teremos uma máquina que comporta um número maior de pessoas e que tem uma autonomia maior. Da mesma forma que o Samu avança, se aperfeiçoa com novas máquinas, novas viaturas e com efetivos cada vez mais bem treinados, nós bombeiros acompanhamos os pilotos entregando novas aeronaves, novos pilotos e equipamentos melhores para acompanhá-lo neste momento de evolução, e respeitando que nós temos aqui um Consórcio forte.”