Serão oferecidas 40 vagas semestrais – 20 para cada curso – com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anunciou a criação de dois novos cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica. Segundo a Unimontes, as duas graduações foram aprovadas pelo Conselho Universitário em uma reunião ordinária realizada nessa quarta-feira (30).
Na mesma reunião, a Unimontes aprovou a criação do curso de Letras/Português em São Francisco. As vagas para as primeiras turmas serão disponibilizadas no vestibular próprio 2025 e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Serão oferecidas 40 vagas semestrais – 20 para cada curso – com início previsto para o primeiro semestre de 2026. (Saiba mais abaixo)
Inteligência Artificial
O curso de Inteligência Artificial terá duração de quatro anos (oito períodos). Em nota enviada à imprensa, o diretor do CCET, professor José Augusto dos Santos Neto, destacou que a graduação terá perfil interdisciplinar, formando profissionais com sólida base em matemática, estatística e computação, aliada a competências em ética e responsabilidade social.
O conteúdo programático abrange vários temas, entre eles estão:
- Algoritmos e estruturas de dados
- Aprendizado de máquina
- Processamento de linguagem natural
- Visão computacional e sistemas inteligentes
- Disciplinas humanísticas e de gestão
- Engenharia Elétrica/Eletrônica
Engenharia Elétrica/Eletrônica
Com duração de cinco anos (10 semestres), o curso visa formar profissionais com sólida base científica e tecnológica, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma criativa na resolução de problemas de engenharia.
Estão incluídas no conteúdo programático as seguintes áreas de estudo:
Disciplinas humanísticas e de gestão
Cálculo
Física
Circuitos Elétricos
Eletrônica Digital
Sistemas de Controle
Sistemas Microcontrolado