A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) divulgou orientações para a população sobre como identificar sinais de risco geológico. A iniciativa visa a adoção de medidas preventivas, mesmo em situações consideradas de risco moderado, para evitar acidentes.
Durante o período chuvoso, a atenção a esses sinais deve ser intensificada. Indícios como trincas e rachaduras em estruturas ou no solo, movimentação do terreno e acúmulo de água no quintal são relevantes.
Outros sinais incluem a inclinação de postes ou árvores e o estufamento de muros de arrimo. Tais ocorrências podem indicar instabilidade do solo e devem ser comunicadas imediatamente às autoridades competentes.
Isabel Volponi, diretora de Manutenção e Área de Risco da Urbel, destacou a importância da colaboração entre o poder público e a comunidade. Essa atuação conjunta é fundamental para mitigar riscos e garantir a segurança dos moradores.
“No período das chuvas, os nossos esforços se concentram no atendimento à população, com intensificação do número de vistorias. No entanto, é fundamental que os moradores também colaborem, adotando atitudes que contribuam para a redução de riscos, como não descartar lixo em encostas ou cursos d’água, instalar calhas nos telhados, não despejar esgoto nos barrancos, não realizar cortes em barrancos e permanecer atentos aos alertas de chuva”, afirmou Volponi.
As ações da Urbel em áreas de risco são contínuas ao longo do ano. Elas abrangem vistorias técnicas, serviços de manutenção e intervenções com participação da mão de obra dos moradores.
Além disso, a companhia executa obras de contenção de encostas por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco. Em 2025, a Urbel concluiu 151 obras em áreas com risco geológico, e outras 114 estão em andamento.
Outra frente de prevenção são as vistorias técnicas, que podem ser solicitadas pelos moradores. Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte, essas vistorias são realizadas sempre que houver qualquer sinal de instabilidade. Somente em 2025, foram efetuadas 1.190 vistorias em áreas de risco na capital mineira.
Mobilização nas vilas e favelas
Nos meses que antecedem o período chuvoso, a Prefeitura intensifica o trabalho preventivo. Este trabalho inclui alerta e conscientização dos moradores de áreas de risco geológico em vilas e favelas, bem como em áreas de inundação.
A Operação Olha a Chuva é uma das ações realizadas, envolvendo técnicos da Urbel e voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e Núcleos de Alerta de Chuvas (NAC). Durante esta operação, são distribuídas cartilhas educativas para a população.
Também são instaladas faixas nas comunidades e afixados cartazes em escolas, creches e postos de saúde. Uma moto de som percorre dezenas de vilas e favelas divulgando orientações de prevenção. Técnicos da Urbel ainda realizam atividades de prevenção de risco para alunos da Escola Integrada.
Solicitação de vistorias
Moradores que residem em áreas de risco geológico podem solicitar uma vistoria diretamente à Urbel. O contato pode ser feito pelo Disque Vistoria, através do telefone 3277-6409.
O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em situações de emergência, fora dos dias e horários comerciais, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil, discando 199.
Fonte e foto: Agência MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
O post Urbel orienta sobre prevenção de acidentes no período chuvoso em Belo Horizonte apareceu primeiro em Jornal Panorama.