O vereador Lili do Gás tomou posse como prefeito interino de Mercês no dia 1º de janeiro de 2026, durante cerimônia oficial realizada no município. A posse ocorre em meio a um cenário de indefinição jurídica envolvendo o resultado das eleições municipais e a diplomação do prefeito eleito.
Em seu discurso de posse, Lili do Gás destacou a gratidão, o compromisso com a população e a necessidade de superar disputas políticas em prol do interesse coletivo. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por nos dar o dom da vida. Agradeço a presença de todos, em especial ao Donizete e a doutora Mercesinha. Agradeço a cada vencedor que votou em mim”, afirmou.
O prefeito interino também agradeceu o apoio recebido no Legislativo e reforçou a importância do trabalho conjunto entre os poderes. “Agradeço aos vereadores Alexandre, Marcelo, Luiz Carlos e ao vereador José Braga pela confiança depositada em mim. Vamos trabalhar juntos para que possamos fazer uma administração mais eficiente e voltada a toda a população mercesana”, declarou.
Ao longo do pronunciamento, Lili do Gás fez um apelo direto pela pacificação política no município. “Temos que parar com esta rivalidade política. Temos que ter adversários políticos somente na campanha política. Agora é tempo de unirmos para o bem comum de todos”, disse, ao defender diálogo e cooperação entre gestores, vereadores e a comunidade.
O prefeito interino ressaltou ainda a valorização dos servidores públicos e o papel estratégico das políticas públicas essenciais. “Vamos montar estratégias para que possamos levar o melhor em saúde, educação, esporte e infraestrutura para o povo do nosso município”, afirmou, acrescentando que pretende trabalhar para que Mercês “volte a ter a credibilidade que sempre teve, que volte a ser exemplo em toda a região”.
Durante a cerimônia, Lili do Gás anunciou Donizete Calixto como secretário de Governo. Donizete é o prefeito eleito nas urnas, com maioria dos votos, mas não tomou posse devido a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que considerou sua candidatura indeferida, ainda com recurso em tramitação, mantendo-o inelegível até decisão final.
Em razão desse impasse jurídico, o município viveu uma sequência de gestões interinas. Em 2025, o comando do Executivo municipal foi exercido temporariamente pelo vereador Carlos Henrique Faria da Silva, então presidente da Câmara Municipal.
De acordo com a legislação eleitoral, caso o indeferimento da candidatura de Donizete Barbosa seja confirmado em definitivo, Mercês deverá passar por nova eleição municipal. Por outro lado, se o registro de candidatura for deferido em instância superior, Donizete Barbosa e a vice-prefeita eleita, doutora Mercesinha, poderão ser diplomados e empossados em data posterior.
Enquanto o processo segue em análise pela Justiça Eleitoral, Lili do Gás assume a chefia do Executivo de forma interina e por tempo indeterminado, com o desafio de garantir a continuidade administrativa e a estabilidade política do município.
Por Leonardo Souza
Foto: Instagram/ @lilidogas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
O post Vereador Lili do Gás toma posse como prefeito interino de Mercês e defende união política e retomada da credibilidade do município apareceu primeiro em Jornal Panorama.