A construção de políticas públicas mais eficientes e participativas esteve no centro das discussões da X Conferência Municipal de Saúde realizada em Piraúba no dia 19 de junho. O evento reuniu profissionais da área, gestores, representantes da sociedade civil e membros da comunidade para debater propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência proporcionou um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, reforçando a importância da participação popular na definição dos caminhos para a saúde pública municipal.
A programação contou com palestras de especialistas que abordaram temas estratégicos para o setor. A enfermeira Elis Regina de Oliveira Mattos apresentou reflexões sobre modelos de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral, destacando a necessidade de uma assistência cada vez mais próxima da realidade da população.
Já o sanitarista Luciano Alcântara conduziu discussões sobre equidade no SUS, enfatizando os desafios e as oportunidades para garantir acesso universal, democrático e de qualidade aos serviços de saúde.
A conferência consolidou-se como um importante instrumento de participação social, contribuindo para a elaboração de propostas e diretrizes que visam fortalecer as políticas públicas e ampliar a qualidade da assistência oferecida à população de Piraúba.
Da redação do Jornal Panorama com informações e imagem da Prefeitura de Piraúba
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional